21 de Novembro de 2024
Carta de Direitos e Deveres dos Clientes

 

 

DIREITOS

 

Direito à igualdade e aceitação

Igualdade de oportunidades independentemente de sexo, etnia, religião, nacionalidade e condição física/ psicológica ou social.

 

Direito à educação, saúde e lazer

Usufruir de apoios pedagógicos e técnicos necessários ao seu bem-estar físico, emocional e de qualidade de vida. 

Ter ensino adaptado às suas dificuldades, permitindo-lhes optimizar as suas capacidades. 

Acesso aos serviços de saúde destinados a minimizar e prevenir as deficiências.

Participação na vida cultural, recreação, lazer e desporto.

 

Direito à autodeterminação

Acesso à informação do seu plano individual.

Sugerir e expressar as suas opiniões relativas ao seu plano individual.

Dar a sua opinião verbalmente ou por escrito.

 

Direito ao respeito

Direito a ser respeitado enquanto pessoa pelos colegas e funcionários.

 

Direito à protecção e segurança

Direito ao acompanhamento de profissionais que promovam a igualdade de aceitação e a defesa dos seus interesses.

Direito à informação de serviços de representação e defesa dos seus direitos.

 

Direito a boas condições físicas/acessibilidade

Direito de acesso a espaços adaptados às suas necessidades, sem barreiras físicas que condicionem a sua mobilidade.

Direito ao acesso às novas tecnologias e sistemas de informação e comunicação.

 

Direito à sexualidade

Respeito das emoções e da sua exteriorização.

 

Direito à confidencialidade

Respeito pela sua vida pessoal e intimidade.

Direito à protecção dos seus dados pessoais, fora do contexto de intervenção institucional.

 

Direito a ter amigos

 

Direito a ter uma família

 

Direito a ter uma casa

 

 

DEVERES

 

Ser responsável

Os clientes devem cumprir as regras da Instituição. 

 

Ser educado

Os clientes devem falar com educação para todos; serem amigos dos colegas; absterem-se de comportamentos de agressividade física ou verbal e obedecer aos colaboradores. 

 

Ter respeito pelo outro

Os clientes do CRIF devem respeitar todos os colaboradores e colegas, não os ofendendo com palvras ou actos.

 

Ajudar o outro

Os clientes devem promover o bem-estar entre os colegas, sendo amigos e ajudando os que têm mais dificuldades.

 

Participar no processo de desenvolvimento

Os clientes/ significativos do CRIF devem participar na elaboração do seu plano individual.

 

Cumprir regras

Os clientes do CRIF têm o dever de cumprir as regras da instituição, obedecer aos colaboradores e comportar-se adequadamente nos intervalos.

 

Confiar nos monitores

 

Conhecer a carta de direitos e deveres dos clientes

Os clientes do CRIF têm o dever de saber o que está nesta carta de direitos e deveres e cumprir as suas obrigações.

 

Este documento pode ser consultado na íntegra na secretaria do CRIF.

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